sábado, 9 de agosto de 2008

Visconde de Itaúna é elogiada pelo Governador José Serra

08 de agosto de 2008

Visconde de Itaúna é elogiada pelo Governador José Serra em solenidade de assinatura do Telecurso Tec

A Secretaria Estadual de Educação, Centro Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho firmaram o convênio no evento que reuniu autoridades educacionais.
Em um auditório lotado, diretores, professores, orientadores pedagógicos e alunos prestigiaram o lançamento da parceria que reúne a Secretaria de Estado da Educação, o Centro Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho. A iniciativa beneficiará 50 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino que terão a oportunidade de freqüentar cursos técnicos. Pelos menos 697 escolas localizadas em áreas de risco serão atendidas. O curso escolhido para abrir o módulo de três semestres é o de Gestão de Pequenas Empresas, que é semipresencial. Só na Capital paulista 24 mil vagas deverão ser preenchidas. Com o propósito de ministrar o programa foram formados 1.250 orientadores.
Para o desenvolvimento do curso estão sendo instaladas 1.250 salas com as aparelhagens adequadas. Nos moldes do Telecurso 2º grau, as chamadas tecsalas receberão kits com equipamentos tecnológicos como televisores e aparelhos de DVD, entre outros. Cada aula terá a duração de um dia em salas que abrigarão de 35 a 43 alunos.
De acordo com o governador José Serra, o projeto será levado para o interior e o litoral do Estado de São Paulo (vide Box). Já foram firmadas parcerias com as cidades de Indaiatuba, Barretos e Dracena.
A secretária estadual de Educação Maria Helena Guimarães de Castro elogiou a iniciativa que visa estabelecer um patamar de excelência no ensino técnico do Estado de São Paulo. Segundo a professora, cerca de 74% dos alunos que freqüentaram os cursos do Centro Paula Souza foram absorvidos pelo mercado de trabalho. “A educação é uma ferramenta importante de inclusão social, e mais ainda ao oferecer cursos técnicos”, avaliou. A professora Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza, asseverou que “ as equipes estão capacitadas para atender a estrutura do programa”.
O formato tele-aula está comemorando 30 anos. Em sua apresentação, o presidente da Fundação Roberto Marinho lembrou que o pioneiro Telecurso 2º grau já está na terceira década de funcionamento. “Isso tudo é a realização de um ideal. Ações como essas só podem sair de diversas estâncias do poder público e privado. Queremos espalhar tecsalas em todo o País para gerar variadas formas de ensino”, discursou José Roberto Marinho.
A diretora da E.E. Visconde de Itaúna Maria Angélica Cardelli agradeceu a oportunidade de sediar o encontro. “Estamos honrados”, disse. O secretário estadual de Desenvolvimento Alberto Goldman sintetizou que “na área da Educação, ninguém progride sozinho; tudo é feito em equipe”.
Formato – Para apresentar o conteúdo das aulas de teleducação, a Fundação Roberto Marinho, por meio do canal Futura desenvolveu uma produção específica de televisão, na qual comerciais já conhecidos são usados como fonte para apresentar as matérias deste e de outros cursos. Os esquetes publicitários são adaptados com o conteúdo educacional, fazendo com o que o aluno fique mais atento às aulas e o entendimento seja mais rápido por meio de uma linguagem atual de fácil assimilação. Um exemplo apresentado durante o evento na Escola Estadual Visconde de Inhaúna, no Ipiranga, foi o de comercial da marca Bombril, estrelada originariamente pelo ator e garoto-propaganda do produto há 30 anos, Carlinhos Moreno. Na versão educativa, o personagem troca o discurso publicitário pelo conteúdo das aulas.

Serra quer aumentar vagas até 2012

O discurso do governador José Serra fechou a cerimônia, realizada no auditório da Escola Estadual Visconde Itaúna, que possui 2.500 alunos das séries dos Ensinos Básico e Fundamental. Ao iniciar sua fala, Serra elogiou o colégio. “Depois de sair da Moóca, morei alguns anos no Ipiranga, e me lembro que esta escola era e até hoje é uma da melhores de São Paulo’, ratificou.
Segundo ele, antes de assumir o governo do Estado, 70 mil estudantes eram atendidos pelas 26 escolas técnicas existentes. Até o final desse mandato, em 2012, Serra quer 170 mil alunos formados em 52 Fatecs. Com relação aos professores, Serra assegurou que, aquelas unidades escolares que conseguirem bater as metas, terão até três salários a mais no ordenado do corpo docente.
Ele listou uma série de ações relacionadas à área de Educação que são bem sucedidas como o Museu da Língua que, segundo o governador, é o mais visitado de São Paulo. José Serra arrancou risos da platéia ao comentar sobre outro museu ao afirmar que “o Museu do Futebol será inaugurado logo, mas não só para o Palmeiras”.


Fonte: Gazeta do Ipiranga

3 comentários:

Unknown disse...

vcs podiam colocar o RA dos alunos neste blog ou fazer um site obrigado pela atenção

O Todo Poderoso Luciano disse...

oi meu nome é luciano sabe acho que deve ter outra vez nesta escola,que voltasse ater o jornal da escola.sei lá seria uma boa eu acho,claro que tem que escolher a pessoa certa para trabalhar nesta areá..sei lá por que as vezes jornal da escola da muita confussao né..mais olha por mim eu fazia.mais ai é com a direçao,A diretora Dona Neuza ou sei lá os professores.quem meche mais nessa area entenderao..abraços té...

mirian_nyrfestas disse...

ESTOU INDIGNADA,ACABEI DE LIGAR NA ESCOLA,APOS RECEBER UM BILHETE DA PROFESSORA DO MEU FILHO,DIZENDO QUE NAO FOI POSSIVEL FAZER A CARTEIRINHA DELE,POIS NAO LOCALIZARAM DOCUMENTAÇÃO NA SECRETARIA,ESTAMOS QUASE NO MEIO DO ANO,E VEM ME DIZER ISTO AGORA.MINHA INDIGNAÇÃO,FOI COM O QUE OUVI DA FUNCIONARIA ADENILDE DA SECRETARIA,AO PERGUNTAR GENTILMENTE COM AS SEGUINTES PALAVRAS ''NOSSA MAS QUE ESTRANHO O QUE PODE TER ACONTECIDO?''OBTIVE A SEGUINTE RESPOSTA:-COMO É QUE EU POSSO SABER,SÃO MUITOS PRONTUARIOS,NÃO´SOU SÓ EU QUE TRABALHO AQUI,PODEM TER PERDIDO A DOCUMENTAÇÃO''INDIGNADA,SE ELA QUE ESTA LA DENTRO ME DIZ''COMO É QUE EU POSSO SABER'' IMAGINE EU...ESTAMOS QUASE NAS FÉRIAS E MEU FILHO NÃO TEM DOCUMENTAÇÃO NA ESCOLA,SENDO QUE NO INICIO DO ANO JA TIVE QUE PERDER HORA DE SERVIÇO´PARA ESTAR LÁ ASSINANDO O REQUERIMENTO DE MATRÍCULA E LEVANDO FOTO DELE,AGORA LA VAI EU DE NOVO SIMPLESMENTE PQ PERDERAM OS DOCUMENTOS DO MEU FILHO,PORQUE SÃO MUITOS PRONTUARIOS E EU COMO ELA DISSE ''FUI PREMIADA''...ABSURDO DNA MARIA ANGÉLICA,SEUS FUNCIONÁRIOS DEVERIAM SER MELHOR TREINADOS.OBRIGADA